Os cuidados com o cabelo têm que permanecer o ano inteiro, mas após o verão, os fios geralmente estarão mais ressecados, e consequentemente precisarão de mais atenção. Depois de um verão com muita exposição ao sol, cloro de piscina e água do mar, é bem provável que suas madeixas estejam sem brilho e com pontas duplas. Então, chegou a hora de correr atrás do prejuízo e trazer de volta aquele visual maravilhoso e saudável de antes. Com a chegada do outono, com a mudança de temperatura e a com a necessidade de acompanhar a moda do momento, muitas pessoas tendem a modificar seus cabelos, sejam com colorações ou uso de químicas no geral, deixando os fios mais sensíveis e claramente mais envelhecidos.
Com o clima predominantemente mais seco e temperaturas mais amenas, a pele e o cabelo ficam normalmente mais secos, precisando de reforço na hidratação, para poder suprir o ressecamento. Nesta estação, a queda capilar é bem mais comum, o que preocupa muitas pessoas, principalmente as mulheres, pois esse período fica exatamente entre duas temporadas extremas, o verão e o inverno, e os cuidados com os cabelos precisam ser redobrados.
Nesta época do ano, os cabelos ficam mais frágeis e susceptíveis a queda, pois sofrem com os frequentes choques térmicos, vento forte, tempo mais seco e a água quente no banho deixam os fios mais expostos à poluição, gerando queda capilar, o que é bastante comum no outono também. Outra característica bastante habitual no outono é a oleosidade excessiva na raiz capilar, por isso, é importante criar uma rotina de cuidados com o cabelo. Primeiramente, deve se preocupar com a lavagem dos fios, utilizar produtos próprios para os seus tipos de cabelos, sendo ideal intercalar as lavagens dia sim, dia não.
Também é importante enxugar bem o cabelo após o banho, para remover o excesso de água e prevenir a multiplicação de fungos e bactérias. Outra dica relevante é tentar não demorar demais embaixo do banho quente, visto que, a temperatura alta deixa os fios ressecados, o couro cabeludo desprotegido e com tendência a descamação. A dica dos especialistas é que, em tempos mais frios, é de usar água morna para lavar os fios.
Os secadores são muito utilizados pelas mulheres, principalmente nesta época do ano, é habitual o maior uso deles. Antes de secar os fios, deve protegê-los termicamente com algum leave in, como por exemplo, o Diamond Proteção Total protege termicamente, da escova e prancha. Além de proteger a cor dos fios, dos raios UVA e UVB, do suor e contra agentes poluentes. O ar quente dos secadores nos cabelos sem proteção térmica aumenta o ressecamento dos fios, deixando-os mais opacos e acelerando o envelhecimento precoce.
A hidratação é indispensável em todas as estações, mas no outono ela pode ser acompanhada de óleos nutritivos para acelerar o efeito. Porém, o tratamento deve ser feito constantemente, pois é necessário seguir um Cronograma Capilar e não somente uma hidratação ao mês. Para quem não tem muito tempo, uma dica é o uso de produtos para nutrição e para hidratação do cabelo, 1 vez por semana, ou então ampolas e sachês de tratamento instantâneo.
O tempo seco dessa estação também faz com quem a poluição seja potencializada, sendo uma das maiores vilãs para os fios capilares no outono. No verão, os maiores inimigos são o mar e cloro da piscina, que deixam os cabelos ressecados, já a poluição os deixam opacos e sem vida. Por isso, é imprescindível o uso de produtos específicos para fortificar, proteger, evitar a queda e ativar a circulação capilar. Os produtos sem enxágue usados na pós-lavagem protegem suas madeixas da poluição e fortalece-as.